Homenagem a Deus

4

terça-feira, janeiro 24, 2012 by

(Ontem seria o dia no qual eu teria minha cerimônia de formatura. Mas Deus acabou colocando outras coisas no caminho, e aí tive que fazer uma opção muito importante. Havia escrito este texto para ser lido durante a cerimônia. Bem, fica aqui como uma bela recordação e como sinceras palavras de agradecimento Àquele que me sustentou durante 5 anos no curso de Física na UERJ.)

            Bem, considerando que este momento se trata de uma homenagem a alguém, partimos do princípio de que, se é um alguém, é real e, logo, por merecer esta honra, se faz digno de tudo o que está acontecendo aqui, neste espaço , nesse instante de tempo t que marca um momento especial em nossas vidas.
            Deus real, presente e criativo. Estamos aqui hoje, gratos por nos permitir, através da ciência, compreender um pouco – ou um tanto – daquilo que Você criativamente arquitetou. Tantas constantes de proporcionalidade, aproximações, funções, teoremas, modelos e postulados para tentar entender a perfeição da criação do Ser Perfeito: que é Você.
Obrigado pelo intelecto, pois foi através dele que eu e com certeza outros também pudemos Te conhecer mais ou, pelo menos, vislumbrar a grandeza que Você é: um ser maior que o Universo, mas perfeito o bastante para morar em nossos imperfeitos corações.
            Quando as pessoas falam de Deus, algumas delas te definem como amor. De fato, Você é amor. Deus é amor. Amor que obedece às leis de conservação: é pra sempre, nunca acabará. Nós vivemos Deus. Respiramos Deus. Nossa essência é o amor, Ele.  E é por isso que também agradecemos pelo amor que recebemos de Você ao longo de todos estes longos anos, através de outros adoráveis humanos que Você colocou em nossas vidas. Obrigado pelo seu cuidado, pois foram – e são – muitos os riscos aos quais estamos sujeitos. Só Você sabe de tudo pelo qual realmente passamos. Foram guerras externas e internas, e, mesmo desacelerados pela força da vontade de desistir, Você conseguiu transformar todo caos em cosmos e, de uma forma que ninguém poderia explicar Você diminuiu a entropia de nossos corações e mentes. E hoje estamos aqui.
            Creio que Você tenha sido lembrado muitas vezes nessa nossa caminhada, nos nosso momentos de desespero, nos quais nos sentimos incapazes diante de tantos livros, integrais bizarras, prazos e provas impossíveis. É, às vezes só lembramos de Você nos momentos mais punks... Mas, é muito bom saber que em todos os momentos Você se importou com a gente quando estávamos mal e quando estávamos bem. Saboreamos de diversos sentimos: fé, tristeza, alegria, esperança, tensão, alívio... Quando paramos e olhamos pras páginas que foram viradas, podemos suspirar e então tirar a conclusão mais incontestável que podemos ter: “é, tudo foi no seu tempo certo, e esse é finalmente o meu momento”.
            Que nesse dia, vocês, formandos e amigos aqui presentes, possam refletir sobre a ilustre pessoa que está a receber está homenagem que nesse momento prestamos. Ele que esteve presente em todo tempo, até agora, e sempre. Que a fé que nos moveu até aqui possa continuar nos movendo, que Ele, como um vetor, nos direcione ao sairmos desta Universidade com nossos diplomas e seguirmos nossas carreiras.
            E está é a minha humilde homenagem ao convidado mais especial dessa noite, que agora sorri mega feliz lá das alturas e do fundo de nossos corações. Deus, essa festa toda e sua também. Muito obrigado!

Sanderson A. Moreira (31/07/11)


4 comments

  1. show! Parabéns pelo texto. Tens feito um ótimo uso do intelecto que Ele te deu, parabéns, bro!

    ResponderExcluir
  2. oi Sam, eu li sua homenagem e fiquei feliz por vc ter escrito mesmo estando longe, pois eu lembro que na minha turma ninguem queria escrever e acabei escrevendo, e agora na sua vez vc tmb escreveu!! é muito legal lembrar de nossas conversas na uerj, no ponto de onibus, etc... nossas crises, nossos desabafos e o compartilhar de Cristo que tivemos ali na UERJ! vc foi um cara que eu consegui me aproximar! fico feliz de ver você onde está! parabens!! thomas

    ResponderExcluir
  3. Sanderson meu querido, estamos com muita saudades, entretanto, estou muito feliz por estar em um momento fantástico, realizando aquilo que você acredita, ama e com uma incrível oportunidade de conhecer outro lugar, bem longe nosso calor infernal... Aproveite muito tudo isso, que papai do céu continue te abençoando e iluminando seu caminho. Publique + no blog, estou adorando acompanha-lo um pouquinho nessa viagem e ler no seu blog.

    Mega Beijos com jujubas saltitantes!!!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo!!! Muito físico seu discurso! Mega cult!

    ResponderExcluir