Sobre a Paz... (entre o caos e a esperança)

0

sexta-feira, outubro 23, 2009 by

CONTINUANDO...
[escrito em 17/10/09]

1 - "Quieto significa estar em paz. Tranquilidade. Estar quieto é baixar o botão VOLUME da vida. O silêncio é pressionar o botão para desligar. Desligar tudo."
(Khaled Houssein - O Caçador de Pipas)

Bem, este trecho do livro fala sobre muito relevante no momento: paz. Li este pedaço enquanto estava aguardando o início uma aula, na sexta-feira à tarde, depois do estágio. Paz. O que é paz? Sempre me vem à cabeça um fundo branco, um pensamento sem fundo musical, saca, tudo em silêncio... Mas quando trago isso pra minha vida, sinto que paz pode ter vários significados. Ela pode ser um momento de quietude. Pode ser um estado muito elevado do seu interior, no qual você está feliz, sentindo-se estável à beça, sem medos. Paz pode ser a sensação de estar deitado na cama após um sono de mais de 8 horas no dia, envolto em um edredon num frio dia chuvoso, escutando uma boa música e sentindo-se inerte devido a vagarosidade do tempo... Paz pode ser algo mais amplo também. Pode ser uma sensação que você espera viver um dia. Algo que você acha que só existirá quando todos os criminosos forem exterminados e os seres humanos amarem uns aos outros sem distinções. Pode ser algo que nunca viveremos de verdade aqui na Terra.

Hoje [17/out] foi um dia de caos no Rio. Foi uma droga. Helicóptero cai, ônibus são incendiados, pessoas são afligidas. Armas de fogo são apontadas. Rajadas voam. O Rio mais uma vez denegrido. Eis minha indignação: porque as pessoas não param pra pensar que todos somos iguais, porque elas não tem, no mínimo, senso de humanidade? As drogas ou tráfico são maiores que a vida? E porque continuar com a tática fogo contra fogo, se isso é inútil e ineficiente para trazer a tão esperada paz que as pessoas que marcham de branco nas ruas da cidade tanto anseiam? O que é paz para essas pessoas? Para mim, a paz verdadeira só Jesus tem e pode trazer, quando Ele estender seu reino de justiça sobre nós. Enquanto isso, vivemos nossos fúteis delírios a respeito de um sentimento humano que, mesmo que venhamos conseguir conquistar, com força bélica, protestos ou leis, será efêmero. A paz real vem de dentro, vem do espírito. A paz real é a certeza que temos em Cristo. Nossa esperança nEle e não no que podemos fazer. No momento da guerra que parecia infindável, estava escutando Principe da Paz, do Diante do Trono. E essa frase me marcou:

"Que se estenda o teu governo, que se aumente o teu domínio e venha paz sem fim; vem, Jesus, vem! Principe da Paz".

No momento, me deu vontade de chorar. Qual é a paz que eu anseio? Eu quero a paz eterna, mas peço pra que o bálsamo do Pai escorra sobre as feridas da nossa sociedade, estancando o sangue que corre dos morros e do "asfalto".

A paz só vem com o reinado dEle. Ele reina em mim. Eu tenho vivido um pouco da sua paz dia a dia. Graças a Deus. Mas a paz sem fim, a paz completa, só virá com o estender do seu reino, com o seu poder total. E pra isso, falar do amor de Cristo é essencial. Falar do seu amor é dar a oportunidade às pessoas de anseiarem pela verdadeira paz, pela quão elas tanto clamam e protestam.

"Por que só na pele
se vê o que se faz?
Como só as guerras
nos fazem ver a paz...."

(Jorge Vercilo - Vôo Cego)

ouvindo: Lisa Hannigan - Ocean And a Rock


Leave a Reply