Physique

5

segunda-feira, julho 12, 2010 by

      Esse surgiu de uma forma especial. Foi em uma das aulas que tive no Instituto de Física da UERJ, uma disciplina que trata sobre Ensino de Física. A professora pediu uma criação nossa, e lá fui eu me meter na idéia de fazer um poema. E com algumas ajudadas da minha querida amiga Glaucita e mais alguns reajustes e inspirações em casa, tem-se isto:


"Un dimanche après-midi à l'Île de la Grande Jatte", de George Seurat

Ponto, reta e espaço
Do micro faz-se o macro
pontos e pontos:
retrato
como células num corpo
são os átomos

A Ciência no ser,
no viver, no respirar
Nos planetas de Galileu
e nas telas de Seurat*

Entrópica realidade;
A vida e suas variáveis;
sem leis, provas ou teorias.
Apenas se vive.

Mas nela vejo tanta ciência,
tanta beleza...
E tem gente que ainda diz que não...!

Ciência de acordes e tons,
dos mui terabytes,
incertezas, nãos e "por quês"

Movimento, carga, calor,
partículas com cor e sabor
luz, ondas, quanta
quanta coisa!
quanto saber!
Física não é mera equação
é a essencia, do ser, o coração
que pulsa a natureza
e faz-nos perceber
que nada é certeza
nem mera coincidência.

George Seurat foi um dos principais artistas do Pontilhismo, uma técnica artística de pintar quadros usando minúsculos pontos de cores primárias sobre a tela. Dá um efeito lindo. Pura Óptica. Pesquisem sobre. Fiquei encantado com isso! E também, porque é tema do meu seminário pra essa semana, hahaha!


5 comments

  1. Como desenhista aprecio muito as artes. Dou muito valor principalmente quando percebo que eu não teria a paciência que o cara tem pra fazer isso.
    Quanto ao podema, muito bem escrito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Sanderson, meu caro discipulador e, a partir de agora, um dos meus ESCRITORES prediletos. Passei aqui no seu blog para dar uma lida nos post's e me surpreendi. Parabéns pelo blog, pelos post's, poemas, pensamentos, pelos adjacentes e similares... (Como diria uma antiga professora). Que Deus te abençoe cada dia mais! Abraçoss!!

    ResponderExcluir
  3. Como te falei. Estou aqui denovo =D

    Ficou mt legal Sam. Apenas de eu não gostar de ciencias Naturais . Vc sabe =p


    Jorge Paiva

    ResponderExcluir
  4. Uhul!
    "Temos em mão" um escritor que promete!
    Amém!
    Gosto de passar por aqui!
    Abraços, fica na Paz Sam! ;)

    ResponderExcluir
  5. Mto bom o poema!!
    Tô até gostando mais de física.. ;)
    Abraço!

    ResponderExcluir