Ventos, Chuvas e Filosofias

4

domingo, outubro 03, 2010 by

     Venta e cai um chuvisco incessante. No caminho para casa, os ventos sopravam forte, agressivos. Precisei segurar meu guarda-chuva para impedir que este fosse deformado ou levado pelas rajadas impetusas. Por fim, decidi fechar o guarda-chuva, permitindo com que as agulhadas geladas perfurassem meu ser nu. De alguma forma, essas agulhadas tornaram-se mais agradáveis - ou menos desagradáveis - que as constantes tentativas de impedir as ousadas acrobacias que o vento impulsionava meu guarda-chuva a fazer. Ressalto que gosto de caminhadas em dias chuvosos. Tudo é muito tranqüilo e a única sinfonia a se ouvir é a da chuva. Os ventos cantam e o coral de folhas revela uma perfeita variedade de tessituras. Há timbres de todos os tipos, sons de todas as sortes, mas que soam como o silêncio para minha alma. Na verdade, o silêncio é aquilo que tranquiliza [seja lá o que for] e não a ausência de som. É o algo que cala os pensamentos gritantes, pacifica as guerras interiores e nos seda temporariamente. O silêncio existe por dentro e não no ambiente. Há como existir silêncio em meio aos muitos sons. Um exemplo é quando estou no shopping. As vezes, o suposto silêncio da biblioteca da universidade - quase sempre - me traz poluição interior. Preciso fugir dali, preciso escapar. As vezes vou em busca dos andares mais vazios, mais tranquilos, mas, é paliativo. Percebo então que, na verdade, não é o pouco barulho ou pouco movimento que me trará mais paz. É algo mais profundo do que simplesmente os sons do ambiente físico. E fujo para o shopping. E ali, em meio a pessoas, lojas, odores [destaque para o da pipoca], sabores e ruidos, eu encontro um lugar. Sento-me em uma mesinha, escuto uma música, pego um livro ou algo para escrever, e inicio a minha viagem. Eu simplesmente achei um lugar para ter paz. Longe da correria acadêmica. Longe das cobranças. Longe das mesmas pessoas, da pressão psicológica e da auto-cobrança. A paz está então onde você verdadeiramente se liberta. Pode ser em uma caminhada pela rua, escutando uma boa música, e refletindo sobre a vida, ao lado dos carros que trafegam constantemente cruzando as vias da cidade, como eu o faço. Pode ser num dia de chuva, escutando o bramido dos ventos ou a melodia pluvial. Pode ser ao som da distorção de uma guitarra, ou nos golpes da percussão. Não importa. Você sabe onde encontrar a sua paz. E dias assim são dias nos quais eu delicio de um pouco dessa paz. 
     Paz é poder parar e ficar refletindo sobre sua vida. É poder perder o controle de sua auto-cobrança e abandoná-la, deixá-la de lado. É escapar de algo. É sentir a chuva e não reclamar do quão geladas são suas gotas ou por que você vai ficar todo molhado, mas sim senti-la e agradecer por isso, sentir isso como uma quebra de rotina, é vê-la como uma benção e não fugir correndo, mas sim caminhar, aproveitar cada gota que cair sobre você. É poder cantar em plena rua sem se preocupar em parecer um louco, mas sentir-se livre por cantar aquilo que a sua alma deseja entoar no momento. [sim, você não precisa ficar que nem um maluco gritando; eu disse, CANTAR, cantar para você!]. É, de alguma forma, ter um tempo consigo mesmo. É poder encontrar uma forma de visualizar somente você. E nesse momento é possivel ver que uma Pessoa Especial está com você, mesmo que não fisicamente, mas Ele está ali, acompanhando seu processo filosófico. Ele pode te induzir a pensar em como as coisas tem andado e você pode até sentir uma baita vontade de recorrer a algo maior, alguem que vá te abraçar com os braços do tamanho do Universo e que será a solução pra todos seus conflitos interiores. Ao fim de tudo, você verá que a paz se encontra quando você sente encontrá-LO. A paz reside nEle. Você já tentou encontrá-LO nos momentos em que você se sente aproximar-se da sua paz? #ficaadica
     Eis-me filosofando no conforto do cobertor e da cama. Pensando no fato de não saber ainda em quem votar amanhã [só presidente]. Pensando no medo da dor que pode ser me apaixonar novamente, exercitando novamente a atraente arte do procrastinar, mas, ouvindo, porém, a deliciosa harmonia dos sininhos embalados pelo vento, das telhas metálicas vibrando sobre os terraços, e do chiado do vento, que agora, por fim, parece estar encontrando algum sossego. 


4 comments

  1. Eu gosto de caminhar na chuva quando ela não está forte, agressiva. Quando é assim ela só aumenta o peso nos meus ombros e me faz baixar a cabeça, mas quando é suave, deixo que ela lave um monte de coisas ruins de mim. Gosto principalmente de chuva com sol, coisa que não presencio faz tempo.
    Preciso de uma chuva. Aqui atualmente tem chovido bastante, mas não é uma chuva alegre, os dias estão cinzentos e frios.
    Me resta esperar.

    ResponderExcluir
  2. Só faltaram os raios para o espetáculo ficar ainda melhor. Sou daqueles que encontram paz tb na guitarra com distorção (rs). Saudações.

    ResponderExcluir
  3. Tá aí o que eu mais gostei do post:
    "O silêncio existe por dentro e não no ambiente. Há como existir silêncio em meio aos muitos sons."
    Concordo muiiito com isso!

    Esses momentos são realmente agentes de cura e de reflexão, pelo menos na minha vida, rs
    As vezes vivemos tão superficialmente porque deixamos a pressa, o stress, o medo, nos levar. Quando é bem melhor "deixar que a chuva nos leve" por um tempo rs
    São nesses momentos que eu percebo que a paz que Deus oferece não é a paz do mundo, não é silêncio sonoro, rs. É Ele, caminhar com Ele, descansar nos braços dEle.

    Então vou deixar o trecho que uma música beeem antiga que eu conheço:
    "Essa paz que eu sinto em minha'lma não é porque tudo me vai bem
    Essa paz que eu sinto em minha'lma é porque eu amo o meu Senhor..."

    fica com Deus Sam! Te adoro ;)

    ResponderExcluir
  4. Engraçado, vou confessar que não tinha o menor interesse de ler seus poemas, não que eu menosprezava seu talento, mas não curto muito isso, porém hj q eu tava com dificuldade de encontrar a paz interior me veio a vontade de ler seus pensamentos, e me surpreendir com que vc escreveu....Mister Sanderson muito bom realmente me fez refletir, a partir de hj sou seu leitor assíduo!!!!Muito bom, parabéns!!!!

    ResponderExcluir